O Google não oferecerá mais suporte ao mecanismo de autenticação usual para e-mails usando o SIGEWin e InvoiCy.
Para proteger sua conta, o Google não permitirá mais o uso de aplicativos ou dispositivos de terceiros que exijam que você faça login em sua conta do Google usando apenas seu nome de usuário e senha.
Em vez disso, você precisará acessar usando tecnologias mais seguras. Ou seja, o Google não aceitará a ativação da opção conhecida como "acesso a aplicativos menos seguros", que consiste basicamente em utilizar o e-mail e endereço para acessar a conta por meio de programas de terceiros.
Assim, será necessário criar uma senha específica diretamente no seu Gmail por aplicativo utilizado, para que o envio de e-mails tanto pelo SIGEWin quanto pelo InvoiCy possam funcionar.
Abaixo o procedimento que deve ser realizado. Por gentileza peça auxilio ao responsável de TI da sua empresa. Em caso de dúvidas, por gentileza enviar um e-mail para [email protected]
Faça login na conta de Gmail utilizada e vá na opção Gerenciar sua Conta do Google.
Nesta tela, acesse o menu Segurança, busque por Verificação em 2 etapas.
OBS: Caso sua gmail faça parte de um domínio, o administrador dos e-mails terá que habilitar para que essa opção apareça aos usuários.
Depois de clicar na opção Verificação em duas etapas, clique em Começar.
Caso esta opção já esteja habilitada para você passe para a parte da criação da senha no final deste email.
Isso abre outro site com a opção Vamos configurar seu smartphone
Google irá enviar um código via SMS no número que foi adicionado, deverá colocar este código na tela abaixo:
Isso abrirá outra tela com a opção de Isso abrirá outra tela com a opção de Ativar.
Após ativar a verificação em duas etapas, retorne à tela de segurança, onde na parte Acesso ao Google, haverá um campo informando o número de senhas do aplicativo, neste exemplo ainda não temos nenhuma senha cadastrada.
Há duas opções, você pode criar um para o SIGEWin e um para o InvoiCy ou apenas um para os dois. Sugerimos a criação de um para cada.
Com a senha gerada, é necessário copiá-la e registrá-la com o e-mail configurado no campo “Senha” da tela Caixas de E-mail do InvoiCy e no cadastro de e-mail do usuário do SIGEWin.