O sistema utiliza as informações do cadastro do item de estoque para realizar movimentações com coeficientes.

Todas as movimentações de notas fiscais utilizam os coeficientes de entrada e saída.


ATENÇÃO: Entradas e saídas manuais e empenho para fabricação, utilizam coeficiente 1.


Saídas de Estoque:

Para saídas o sistema olha para o cadastro da capa do item no campo saída.

Ao clicar com o botão direito neste grid o sistema permite cadastrar alterar ou excluir o coeficiente.



Quando cadastrado corretamente ao realizar um pedido o sistema irá preencher o campo unidade e Coeficiente com as informações cadastradas na tela acima, porém, a quantidade indicada no pedido será multiplicada pelo coeficiente quando a nota for emitida.

Na tela de conciliação no empenho do pedido, será utilizada a quantidade do pedido * coeficiente.

Exemplo:


no item que estou usando como base o coeficiente de saída é 3, se eu fizer um pedido com 1 unidade e realizar a nota do pedido, o sistema irá sair 3 quantidades do meu item de estoque, você pode verificar pela próxima imagem como o sistema irá ficar na conciliação do item:






Pelo nosso exemplo na nota e nos pedidos as quantidades serão 1 porém na conciliação será possível visualizar a quantidade correta que saiu de estoque.


Outro exemplo mais avançado é o valor fracionado em Kg, alterando o item de estoque do nosso exemplo para o valor de coeficiente de saída = 6,666667 e efetuando uma nota com a quantidade a sair de estoque = 0,15, na tela de conciliação a quantidade que sai de estoque fica no valor = 1.


Pois como já informado o coeficiente faz o calculo de multiplicação do coeficiente de saída pela quantidade informada no pedido, no caso 6,666667 * 0,15 = 1.  Nestas situações podem haver divergências por causa de arredondamentos.



Entradas de Estoque:


Para Entradas o coeficiente é cadastrado junto ao fornecedor do item de estoque na seguinte tela:


Cadastro de item de estoque > aba Fornecedores > Campo coeficiente de entrada.






A entrada seguira o mesmo calculo da saída, será multiplicado pela quantidade informada na Ordem de compra por exemplo.

Ao realizar uma Ordem de compra utilizando o nosso item como exemplo, e setando a quantidade 1 na OC ao realizar a nota a quantidade que entrará em estoque será 2 pois o coeficiente de entrada é 2, você também poderá verificar na conciliação do item veja: