Existem algumas situações onde mesmo após faturar o Pedido, o mesmo permanece aberto, como no caso de simples faturamento ou simples remessa. Dessa forma, a VOIDCaz incluiu opções no sistema, para que o usuário possa encerrar estes Pedidos, OFs ou OCs manualmente.


Pedidos


Um pedido se dá por encerrado, quando as colunas quantidade faturada e quantidade remetida dos itens, estão iguais a quantidade pedida. Isso se dá através das configurações do CFOP. CFOPs que movimentam estoque, atualizam a coluna Quantidade Remetida (Qt.Rem). CFOPs que movimentam Financeiro, movimentam a quantidade faturada (Qt Fat). Em casos de simples remessa ou simples faturamento, o pedido pode continuar aberto, pois somente uma das colunas é atualizada.



No exemplo acima, o pedido está aberto, pois as colunas Qt Fat e Qt Ret estão 0, e a quantidade pedida é 1. Quer dizer que esse pedido não foi nem faturado, nem remetido.


Nos casos em que só irá haver movimentação de estoque, ou só movimentação de financeiro, deve-se utilizar a opção "Baixar Item" após a emissão da nota. Basta clicar em Alterar, botão direito sobre o item no pedido e ir na opção "Baixar  item".



Desta forma, o sistema irá igualar as colunas Qt Fat e Qt Ret, como a coluna Qtdade Pedida, indicando assim que o pedido está totalmente encerrado.


Ordens de Compra


Pode acontecer a mesma situação dos Pedidos com as OCs, neste caso o procedimento é bem parecido. Após a emissão da nota de Simples Remessa ou simples faturamento, acessar a OC, clicar em Alterar e ir na opção "Baixar este Item". Isso irá encerrar a OC.



Ordens de Fabricação


Nas ordens de Fabricação, pode ocorrer de ser dada a entrada em estoque do material produzido, antes de liquidar totalmente os filhos deste item produzido na OF. Neste caso a OF continua aberta. Para encerrar, basta acessar o menu Produção > Ordens de Fabricação > Clicar em Alterar > Botão direito sobre a OF desejada e "Encerrar". Esta opção só funcionará se a OF estiver totalmente produzida.